sábado, 3 de maio de 2008

É hoje! É hoje!

A Marcha Global da Marijuana é uma iniciativa internacional, pacífica, que tem lugar em várias cidades do planeta em simultâneo, sempre no primeiro sábado do mês de Maio.

«Em Portugal o consumo da canábis foi descriminalizado em 2001. No entanto, a perseguição policial aos consumidores mantém-se e o risco de se ser tomado por traficante é demasiado grande ...
(...)
De salientar que esta lei explicita que é “sem consequências jurídicas”, o que significa aquele que tenha até àquela quantidade não será considerado um criminoso, mas poderá ser penalizado com uma contra-ordenação (multa) e poderá ter de se submeter a tratamento psicológico se o juiz de turno assim o entender.
(...)
a maior parte dos consumidores preferem comprar mais de cada vez para não ter de estar sempre a recorrer aos “dealers”, com os riscos que isso supõe não só em termos de segurança, mas pela possibilidade de ser induzido a comprar drogas verdadeiramente perniciosas.
(...)
A proibição de cultivar esta planta obriga os consumidores a alimentar actividades criminosas.»
(MGM)

«A Comissão Organizadora da Marcha Global da Marijuana em Lisboa (COM.MARIA) (...) quer a "legalização da cannabis e das suas utilizações", bem como regulamentar "modos de obtenção da cannabis" e "encorajar o estudo e a pesquisa das muitas utilizações benéficas da planta Cannabis Sativa L.".
(...)
Na opinião de Nuno Pombeiro, "a proibição não trouxe vantagens nenhumas, há mais consumo, mais tráfico e mais dinheiro envolvido, e também mais apreensões".
Questionado pelos jornalistas acerca das consequências do consumo da cannabis, Nuno Pombeiro admitiu que "não é inócuo", mas tal como não o é o consumo de qualquer substância se for em excesso, até o sal ou o doce, mas "tudo depende do seu uso, por isso é importante informar as pessoas".»

(RTP)

Sem comentários: