segunda-feira, 9 de junho de 2008

Zarzueira, zarzueeeeiiiiiraaaaaa

Os brasilairos (como o meu amigo Fi pronunciava quando gozava comigo) que me visitam, são maningue.
É para mim um prazer ver tantas bandeirinhas do Brasil no meu feedjit. Não que eu desdenhe dos lisboetas e do pessoal por aí fora, costa acima, até vila-nova-de-junto-a-Galiza. De todo. São os meus mais fieis leitores: são família.

Mas descobrir que existe uma quantidade considerável (pelo menos para mim) de irmãos do lado de lá do Atlântico, que de vez em quando me visita, é uma honra. Porque a música e o humor brasileiros são parte significativa das minhas referências.

Na música, tirando a velha guarda da música portuguesa de intervenção e algumas pérolas que têm aparecido pontualmente, conheço e gosto muito mais da brasileira.

No humor, é claro que tenho muito boas referências portuguesas como o Raul Solnado, o Mário Viegas, o Herman e recentemente o Ricardo Araújo Pereira (e mais alguém de quem me esteja a esquecer) e que me farto de brincar com as diversas pronúncias portuguesas, mas o brasileiro é mais desbragado, mais à vontade. A língua portuguesa, no Brasil, está viva . . . e recomenda-se.
Muitas influências humorísticas brasileiras, vem do, já esperado Jô Soares e Agildo Ribeiro e vem-me também (lá vem a casa abaixo) das telenovelas. Aquelas em que o grande personagem brasileiro, o povão, é representado por grandes nomes do teatro, ou mesmo da televisão, que aí fazem uma perninha de vez em quando.


Já agora, uma pequena amostra do que tenho conseguido recolher (se tiverem mais mandem-me por favor), tenho um certo prazer em rever estas caras que me põem sempre um sorriso nos labios.



Sinto-me no dever de informar que a maioria de vós vem cá ter através de pesquisas sobre o lixo, camelos e Bob Marley.
Ah! e tem também a grande rainha . . . se tem Elis no texto, já clicou.
Bem hajam!

Pensando bem, se calhar são é todos portugueses. Somos uma grande comunidade e estamos em todo o lado.
Bem hajam na mesma!
Pensando melhor, se calhar as bandeirinhas brasileiras são portugueses e as bandeirinhas portuguesas são brasileiros.
Bem hajam ainda

NOTA: Tenho este post escrito há já algum tempo. Na altura acanhei-me. Hoje, depois de ler "O Declínio Irreversível da Música Popular Brasileira", decidi-me.

Sem comentários: