terça-feira, 10 de junho de 2008

Patrões, mais gentis que camionistas

Depois de um elemento de um piquete ser atropelado mortalmente

«O líder do bloqueio da Zibreira explicou que o único objectivo do piquete era perguntar ao motorista se desejava aderir à paralisação. (...) "Se a pessoa não queria aderir não adere"» (TSF)
A mim nunca nenhum camionista perguntou se desejava aderir . . . e só não me atropelaram porque eu nunca me pus à frente deles para pedir boleia (e pendurar-me, só nos eléctricos).

«O tenente-coronel Costa Lima do comando da GNR avançou à TSF que o incidente aconteceu quando o homem tentou pendurar-se num camião, mas acabou por cair, tendo sido atropelado pelo pesado.» (Público)

Parece-me que essa pergunta (deseja aderir?) terá que ser colocada noutros moldes . . . mais suaves ainda.

«a situação estava a ser particularmente grave na zona do Carregado, onde os camionistas que querem abandonar a paralisação estavam a ser «agredidos verbalmente» e ameaçados fisicamente se quisessem prosseguir viagem.» (TSF)

«"Distúrbios, pedradas e a danificar propriedade alheia, espero que não aconteça mais", rematou o primeiro-ministro» (Público)

«José Sócrates criticava os excessos no protesto dos camionistas, mas ressalvou que não está em causa a legitimidade da contestação.» (TSF)

Ressalvando então que esta contestação é legítima, Socrates apenas quer dar um puxão de orelhas porque não se atiram pedras às pessoas e assegura

«"Daremos a ajuda que pudermos [às transportadoras] e não aquela que puser em causa o interesse dos outros portugueses", referiu José Sócrates, sublinhando que a ajuda a sectores específicos não poderá pôr em causa o equilíbrio das contas públicas do país. "Não poremos em causa o interesse geral por qualquer interesse específico"»(Público)

É bom ouvir o Primeiro Ministro dizer que não vão pôr em causa o interesse geral por qualquer interesse específico, principalmente depois de tomar conhecimento das instruções do Ministério da Administração Interna

«O Ministério da Administração Interna transmitiu às forças policiais "instruções claras e precisas" para "assegurar que o transporte e o abastecimento de combustíveis se efectuem com todas as condições de segurança".» (Público)

«Uma coluna de camiões da Jerónimo Martins está a ser escoltada pela polícia, ultrapassando desta forma o bloqueio imposto pelas empresas de transporte de mercadorias, afirmou uma fonte policial no Carregado.» (TSF)

ADENDA:
«Um elemento de um piquete de camionistas em Granada foi hoje atropelado mortalmente (...) O camionista, 47 anos, era residente na localidade de Peligros (Granada), casado e com filhos, e trabalhava para um empresário em nome individual que dispunha apenas de um camião. (...) morreu também por atropelamento um elemento de um piquete na localidade Zibreira (Torres Novas). A vítima mortal, 52 anos, trabalhava na transportadora Euro-Ventura, tendo sido atropelado quando tentava parar outro motorista. Em Granada, testemunhas no local, os colegas da vítima mortal, afirmaram que o incidente ocorreu quando o camionista abordou uma furgoneta que estava a descarregar mercadoria num supermercado, localizado nas mediações do mercado, para informar sobre os motivos da paralisação. A vítima aproveitou que a furgoneta reduziu a velocidade para apoiar-se na janela do veículo, mas o motorista optou por não parar e continuou a andar.» (SIC)

Por aqui podem ver-se os "pedidos" de adesão à greve
Aveiras - GNR escoltou 40 camiões até centro de abastecimento de combustível (SIC)
Suspeitas de fogo posto - Camião ardeu junto à estrada,em Castanheira do Ribatejo. (SIC)
«O camionista apedrejado, Raul Fernandes, estava revoltado, até porque o transporte de animais vivos está autorizado pelos organizadores do protesto. O camião acabou por seguir viagem com os quatro piscas ligados.» (RTP)

2 comentários:

A Vilhena disse...

E ainda há quem ande a pedir a demissão do Governo.

Não passa pela cabeça de ninguém contestar o que já não existe ou pedir a demissão de quem já se demitiu.

Neste 10 de Junho, Portugal vestiu-se de república de bananas, com autoridades da faz de conta, patrões camionistas mascarados de proletários motoristas, energúmenos transformados em vedetas de televisão.

E o Governo? E o Primeiro Ministro?
Onde param?

Simplesmente... não estão. Ainda aparecem na televisão. Ainda dizem coisas. Ainda parecem convencidos de que têm algum poder.

Não têm. Não mandam nada. Porque fugiram... mesmo estando cá.

Hoje, o Poder estava nas mãos daqueles camionistas travestidos de grevistas. Que fazem greves sem aviso prévio, cortam estradas sem dar cavaco a ninguém, e ainda se gabam, sorridentes e felizes, de não deixar passar nenhum camião!!!

Se são eles que mandam... são eles o Governo.

Pobres de nós.

amigona avó e a neta princesa disse...

Como é bom saber que o 1º ministro não põe em causa a legitimidade!!! Porque o lock out é ILEGAL!!! É pena que ele não o saiba!!!Abraço...