sexta-feira, 6 de junho de 2008

Que se vayam todos

. . . e que fiquem por lá.

Já agora, Argentina - La Toma, um filme canadiano (uma hora, vinte e seis minutos e quarenta e sete segundos), que encontrei no PROSAS VADIAS.

«O filme descreve o processo de recuperação de empresas, na Argentina, por parte dos trabalhadores. Um filme dos canadenses Avis Lewis e Naomi Klein.

Com boa vontade “subversiva” e “de emocinar” através de uma “história humana”, nos antípodas do reality show, Klein e Lewis afirmam que “La toma” deu “uma volta de 180 graus ao debate sobre a globalização”. Como? “Apresentando alternativas” a uma problemática, a da fuga de capitais e a deslocalização de empresas, capaz de "arrasar um país fronteiriço entre o primeiro e o terceiro mundo como a Argentina, mas que ameaça igualmente Barcelona, Toronto e Caracas”.

Lewis reconhece que fábricas foram ocupadas noutros locais e momentos da história, mas destaca o caso argentino “um novo ênfase na democracia com base em assembleias” e o exemplo de uma luta construtiva que substitui “a tradição da greve” pela “Insistência no direito e a necessidade de trabalhar com dignidade”.

Klein salienta: "Se nos anos 70 a ocupação de fábricas foi resultado de uma ideologia global, hoje inverteu-se o processo e a política nasce e cresce em acções como a de ocupar não só uma fábrica, mas também uma casa, ou um centro social, ou – apropriados na Internet - um programa de software livre ou uma canção”.»
(Tradução possível)

Sem comentários: