sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Uma ilustração do ambiente que se vive aqui I

"Azagaia e os abstencionistas
Sinto ser uma passagem admirável a que vou reproduzir de uma carta do rapper moçambicano Azagaia endereçada aos manos e às manas do país: "Eu é que não vou ficar alheio a isto, pensem o que quiserem pensar, chamem-me os nomes que me chamarem, oportunista, comercial, o rapaz dos desabafos ou sei lá o quê! Mas antes de me apelidarem, perguntem-se onde vocês estavam, o que estiveram vocês a fazer quando o povo da periferia estava a manifestar-se. A greve resultou, mas não resultou apenas para os que arriscaram as suas vidas nas ruas, resultou também para ti que estavas a curtir o fim de semana que se prolongou, tu que estavas a fazer piadas sobre os que se entregavam de corpo e alma à luta, tu também vais pagar 5 Mt e 7.5 Mt no chapa e não 7.5 Mt e 10 Mt, e de certeza vais poupar um pouco mais e vais respirar de alívio. As várias associações da sociedade civil não mostraram a sua posição, os músicos, os escritores, e todos que seriam afectados directa ou indirectamente pela subida dos chapas. Detestei essa falta de organização nossa, esse distanciamento, podíamos ter feito mais, podíamos ao menos ter sido mais solidários e mostrado a nossa união. Eu fiz humildemente esta música para mostrar a minha solidariedade, podia ter feito mais reconheço, mas cada um na sua frente. Eu uso a música para lutar e tu?"
posted by Carlos Serra at 2/09/2008 04:23:00 PM

Sem comentários: